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Código de Ética

1. Abragência do Código de Ética


A abrangência deste presente Código de Ética é nortear o relacionamento entre os colaboradores e parceiros desta empresa com toda sua cadeia de valor: as pessoas internas, os clientes, os prestadores de serviço, a terceiros, e a todo e qualquer ser humano que se relacione conosco devem cumpri-lo e exigidos.
O objetivo maior é gerar e estimular um compromisso mútuo que envolva a valorização da ética, o objetivo de nossa missão, visão empresarial e política integrada, estimulando um número maior de pessoas a adotar e seguir a conduta profissional e pessoal, contribuindo para a credibilidade da Eco System perante a sociedade.


2. Mensagem da Diretoria, Finalidade e Escopo


Um Código de Ética numa organização empresarial como a ECO SYSTEM, tem a finalidade de explicar as ações mais condizentes à cultura empresarial da empresa, para nortear e estabelecer os princípios e compromissos básicos na conduta das pessoas que integram e interagem conosco com o objetivo de: • Ter no seu convívio social, nas relações de trabalho e na segurança e saúde no trabalho um trabalho em equipe e do desenvolvimento de pessoas; • Reconhecer a nossa missão, visão, valores o compromisso no alcance das nossas metas atuando com ética e responsabilidade.
• Compromisso com a política integrada de qualidade, meio ambiente e responsabilidade social, nas políticas de Anti-suborno e Sigilo profissional gerando confiança e alcançando a excelência em tudo que fazemos. • Na busca da Inovação aplicando e desenvolvimento processos e produtos que venham superar as expectativas internas e do nosso mercado. No contexto social temos a responsabilidade grande, por desenvolver soluções em etiquetas e rótulos na área industrial, comercial, serviço, hospitalar e agropecuário. Pois, com os nossos produtos agregamos valores e informações ao público, ensinamos aos nossos clientes a utilizarem a aplicação mais adequada que decorem seus produtos e que informem dados para atender ao público que precisa de respeito e honestidade perante aos produtos que consomem e suas informações dentro das leis vigentes. Na medida em que somos objeto de confiança e paradigma de qualidade para o nosso cliente, o resultado do nosso trabalho sério, dedicado e realizado por seus dirigentes e todos nós colaboradores, reflete em parceria, cooperação e missão de vida.


2. Mensagem da Diretoria, Finalidade e Escopo


Um Código de Ética numa organização empresarial como a ECO SYSTEM, tem a finalidade de explicar as ações mais condizentes à cultura empresarial da empresa, para nortear e estabelecer os princípios e compromissos básicos na conduta das pessoas que integram e interagem conosco com o objetivo de: • Ter no seu convívio social, nas relações de trabalho e na segurança e saúde no trabalho um trabalho em equipe e do desenvolvimento de pessoas; • Reconhecer a nossa missão, visão, valores o compromisso no alcance das nossas metas atuando com ética e responsabilidade.
• Compromisso com a política integrada de qualidade, meio ambiente e responsabilidade social, nas políticas de Anti-suborno e Sigilo profissional gerando confiança e alcançando a excelência em tudo que fazemos. • Na busca da Inovação aplicando e desenvolvimento processos e produtos que venham superar as expectativas internas e do nosso mercado. No contexto social temos a responsabilidade grande, por desenvolver soluções em etiquetas e rótulos na área industrial, comercial, serviço, hospitalar e agropecuário. Pois, com os nossos produtos agregamos valores e informações ao público, ensinamos aos nossos clientes a utilizarem a aplicação mais adequada que decorem seus produtos e que informem dados para atender ao público que precisa de respeito e honestidade perante aos produtos que consomem e suas informações dentro das leis vigentes. Na medida em que somos objeto de confiança e paradigma de qualidade para o nosso cliente, o resultado do nosso trabalho sério, dedicado e realizado por seus dirigentes e todos nós colaboradores, reflete em parceria, cooperação e missão de vida.
Segue em uma linguagem simples, objetiva e transparente, sob a forma de uma Política de Conduta Ética:
Compromisso, Qualidade, Inovação, Pessoas


3. Negócio, Missão, Visão, Valores e Políticas


Negócio da Empresa

Solução na produção de etiquetas, rótulos e ingressos. Venda de ribbons e impressoras. Manutenção de impressoras.
Visão: Ser uma referência no mercado de etiquetas adesivas e a melhor opção de compra do Nordeste até 2022. Crescer anualmente acima do PIB com lucratividade.
Missão: Produzir etiquetas adesivas e rótulos, assessorando e oferecendo soluções inovadoras para atender às necessidades dos clientes.
Valores:Empresa sólida em seus princípios; Foco no Cliente; Respeito pelo cliente, colaboradores, fornecedores, sociedade e meio ambiente; Gestão dos resultados; Desenvolvimento dos colaboradores; Parceria sólida com os fornecedores; Meritocracia.



Termo de Confidencialidade
Repassado pelo departamento de RH no ato da contratação.

4. Princípios Fundamentais


O Código de Ética Empresarial da ECOSYSTEM foi elaborado com base nos princípios de integridade, imparcialidade, legalidade, transparência e respeito pelas pessoas.

Todos nós devemos nos comportar em conformidade com as leis e normas aplicáveis, de maneira íntegra, imparcial e transparente, com total respeito pelas pessoas.

Integridade
Aja sempre de acordo com as normas éticas deste Código em todas as situações relacionadas à sua atividade profissional. Você deve atuar de forma digna e íntegra, cumprindo os compromissos assumidos, nunca em benefício próprio ou de terceiros por meio do uso indevido de sua função ou cargo da Eco System.

Imparcialidade
Tome decisões sempre com base em critérios objetivos e evite, ou informe a um superior, qualquer conflito de interesses que possa sobrepor suas prioridades pessoais às da empresa.

Transparência
Suas comunicações devem ser claras e fornecer informações relevantes e necessárias para a tomada de decisões, respeitando a todo momento os compromissos de confidencialidade das informações em geral, bem como os relacionados a clientes, consumidores, fornecedores, concorrentes, colaboradores e Diretores, e sempre com especial cuidado com a proteção de dados pessoais aos quais você possa ter acesso.

Respeito pelas Pessoas
A relação com os grupos de interesse sempre deve ser baseada no respeito, na dignidade e na indiscriminação das pessoas. Recusamos qualquer atitude hostil ou humilhante contra as pessoas.

Política Anti-Suborno
Os Colaboradores não devem receber e nem oferecer suborno e também não devem fazer uso de intermediários, como agentes, consultores, distribuidores ou quaisquer outros parceiros de negócios para cometerem atos de suborno. Atente-se ao fato, mesmo práticas de negociação comuns ou atividades sociais, como a entrega de presentes ou hospitalidade, podem constituir suborno em certas circunstâncias. A Eco System não se tolera o suborno, independentemente da posição do receptor.

Proibição do Uso de Mão de Obra Infantil
Apoiamos e incentivamos a luta contra o trabalho infantil e, por isso, garantimos que não sejam realizadas práticas relacionadas ao uso de mão de obra infantil.

Proibição de Trabalho Forçado ou Obrigatório
Todas as formas de trabalho em nossa empresa são voluntárias e todos os colaboradores têm liberdade para abandonar o emprego, com a devida comunicação, em apoio às convenções aplicáveis e sob o repúdio ao trabalho forçado ou obrigatório.

Proibição de Mão de Obra e Migração Ilegais
Sempre será respeitada a legislação quanto à entrada e à circulação de estrangeiros no país. Não será permitida nenhuma forma de tráfico ilegal de mão de obra ou de migração ilegal.

Proteção ao Direito de Sindicalização
Reconhecemos o direito de todos os nossos colaboradores de formar e filiar-se a sindicatos e organizações de trabalhadores de sua escolha, bem como de organizar-se e negociar coletivamente de acordo com as normas regulamentadoras.

Respeito pela Diversidade e pela Igualdade de Oportunidades
Nossa empresa valoriza a participação e a contribuição de cada indivíduo para alcançar um objetivo comum, respeitando a diversidade de culturas, ideias ou qualquer outro fator de diferenciação. Dessa forma, garantiremos que não ocorram situações de discriminação. Fomentamos o desenvolvimento de todos os seus colaboradores, assegurando a igualdade de oportunidades.
Não promova ou tolere situações de discriminação por raça, sexo, nacionalidade, religião, crenças, ideologias, idade, orientação ou identidade sexual, estado civil, familiares de certa etnia, raça ou nação, ou por razões de doença ou limitação física ou psíquica.

Total Repúdio a Qualquer Forma de Abuso
Repudiamos o tratamento indevido e desonesto, em especial de menores de idade, pessoas com deficiência ou que necessitam de atenção específica.
Denuncie qualquer situação que possa provocar, favorecer, promover ou facilitar o abuso em qualquer uma de suas formas, tendo especial atenção caso estejam envolvidos menores de idade ou pessoas com deficiência.

Desenvolvimento Profissional
Desejamos e realizamos o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos colaboradores por meio de seu envolvimento nos processos de gestão e melhoria contínua. Temos como objetivo garantir oportunidades de desenvolvimento profissional para os nossos colaboradores, de acordo com as suas capacidades.
A promoção interna para ocupar vagas é um princípio-chave nas políticas de Recursos Humanos.

Compensação
As políticas de remuneração são condizentes com o mercado de trabalho no qual a atividade é realizada, sempre respeitando as obrigações trabalhistas e de previdência social legalmente estabelecidas.

Repúdio ao Assédio no Trabalho e sua Condenação
Repudiamos qualquer conduta ou ação que possa criar um ambiente de trabalho intimidador, ofensivo ou que promova ou incite ódio, discriminação, hostilidade, humilhação ou violência. Comprometemo-nos, sobretudo, a manter um local de trabalho no qual não ocorram situações de assédio verbal, físico ou psicológico ou assédio de autoridade que causem medo ou hostilidade no ambiente de trabalho.
Não participe de, nem fomente ou tolere, comportamentos ou insinuações de caráter sexual ou insultos, atitudes ameaçadoras verbais ou físicas de natureza racial, de gênero, ideológicas, religiosas ou relacionadas a orientação ou identidade sexual, doença ou deficiência física ou psicológica.

Comunicação Eficaz e Trabalho em Equipe
Promover um ambiente que favoreça uma comunicação clara e oportuna, comprometendo-se a informar periodicamente a todos os colaboradores as linhas gerais do plano estratégico. Realize a cooperação em sua própria equipe e com outros departamentos. Diferentes pontos de vista favorecem um melhor resultado.

Segurança, Saúde e Higiene Ocupacional
Através da CSADOTO, proporcionamos preservamos uma política de prevenção de riscos de trabalho e de segurança e saúde no trabalho, tomando para isso as medidas preventivas previstas na legislação em vigor e aperfeiçoando a política sempre que possível. Fornecemos sempre os meios necessários para que você possa desempenhar sua atividade com as medidas de segurança e higiene adequadas, para que sempre prevaleça a proteção da sua vida, saúde e integridade física e psicológica. Realize a sua atividade respeitando as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis aos centros de trabalho, responsabilizando-se pelo cumprimento das medidas preventivas e comunicando a área responsável por qualquer situação preocupante, incidente ou descumprimento das normas de segurança de que você tome conhecimento.
Além disso, faça com que seus colegas respeitem as normas de prevenção, segurança e saúde implantadas em cada centro de trabalho e não deixe de participar ativamente na melhoria dos sistemas de prevenção dando sugestões por meio dos canais estabelecidos.
É proibido fumar, consumir bebidas alcoólicas ou drogas ilegais ou estar sob efeito dessas substâncias durante o horário de trabalho.
É proibido portar ou utilizar armas no local de trabalho ou tenha sido expressamente autorizado pela diretoria em conformidade com o regulamento nacional aplicável.

Respeito pelo Descanso dos Colaboradores
Devemos assegurar que nossos colaboradores trabalhem de acordo com as leis e convenções aplicáveis no que se refere ao número de horas, dias trabalhados e períodos de descanso. Facilitaremos e promoveremos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, na medida das possibilidades e sempre que o atendimento ao cliente e o correto funcionamento dos centros de trabalho não sejam prejudicados.




5. Compromissos e Responsabilidades Éticas


5.1 Compromisso com as Pessoas
Proibição do uso de mão de obra infantil;
Proibição de uso de armas;
Proibição de trabalho forçado, obrigatório e migração ilegais;
Proibição de mão de obra e migração ilegais;
Proteção ao direito de sindicalização;
Respeito pela diversidade e pela igualdade de oportunidades;
Total repúdio a qualquer forma de abuso;
Desenvolvimento profissional;
Compensação;
Respeito pelo descanso dos colaboradores;
Segurança, saúde e higiene ocupacional;
Repúdio ao assédio no trabalho e sua condenação;
Comunicação eficaz e trabalho em equipe.

5.2 Compromisso com os Recursos da Empresa
Uso responsável dos recursos da empresa;
Uso responsável das informações;
Comunicação com a mídia e uso adequado das redes sociais;
Propriedade intelectual e industrial.

5.3 Compromisso com as Relações da Empresa
Política anticorrupção no setor privado e no setor público;
Conflitos de interesses;
Relação com as autoridades;
Luta contra a lavagem de dinheiro, pagamentos irregulares e financiamento do terrorismo;
Atividade política;
Rigor das informações;
Política de confidencialidade;
Atuação nas comunidades;
Preservação do meio ambiente;
Empresa voltada para a indústria e o consumidor;
Marketing responsável;
Relacionamento com os clientes;
Relacionamento com os fornecedores;
Relacionamento com os concorrentes;
Relacionamento com os Órgãos Federais, Municipais e Estaduais.

Antes de tomar uma decisão, é preciso se perguntar:


Evite qualquer situação, conduta ou prática ilegal, incluindo aquelas que, embora não impliquem uma violação da lei, podem ser consideradas irregulares ou pouco éticas, afetando negativamente os interesses da empresa e na sua reputação e imagem pública, seus colaboradores, grupos de interesse ou terceiros em geral.
Em caso de dúvidas, não deixe de consultar seu líder, o Recursos Humanos e a Diretoria por meios dos canais de consulta habilitados para essa finalidade. Eles poderão ajudar no que você precisar.

5.4 Relação no Ambiente de Trabalho


• A empresa, seus colaboradores e parceiros devem contribuir para criar e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. Principalmente ao uso de equipamentos de segurança, manuseio, asseio, zelo do ambiente e relacionamentos profissionais maduros.
• A empresa considera que a vida particular de seus colaboradores, diretores e parceiros é assunto pessoal destes, e não deve sofrer interferência, desde que não cause prejuízo a imagem e às atividades da Empresa.
• A preservação da intimidade, da privacidade, da imagem dos colegas de trabalho e superiores hierárquicos, é fundamental ao adequado relacionamento interpessoal e profissional. • Os profissionais devem respeitar os compromissos assumidos entre si, com a empresa e com seus clientes, não deixando influenciar negativamente em suas decisões, nem privilegiando relacionamento pessoal.
• Os profissionais que exercem papel de gestores devem ter sempre em vista o bem estar e o progresso funcional das pessoas, tratá-las com retidão, justiça e humildade e estimular o espírito de equipe.
• Os profissionais devem compartilhar seus conhecimentos e experiências, buscando o aprimoramento da capacitação técnica, dos métodos e dos processos, de maneira a atingir melhor resultado global da empresa.
• Os profissionais reconhecem e valorizam o capital intelectual da organização e estimulam o surgimento de novas lideranças, avaliação de desempenho e cumprimento das metas e índices estabelecidos, responsabilizando-se pela comunicação a seus Diretores para modificação de procedimentos que se façam necessários.
• Os profissionais devem manter a higiene pessoal e do ambiente de trabalho, e respeitar os regimentos internos principalmente no que diz respeito a horário de trabalho, utilização de fardamento, utilização de EPI, procedimentos e normas de trabalho.
• Comercializar, nas dependências da empresa, apenas com autorização da diretoria ou superior hierárquico com tais poderes.


5.5 Relação com os clientes


Os dirigentes e seus profissionais pautam suas ações pelos seguintes princípios, ao se relacionarem com os diversos setores da sociedade:
• Assegurar a confidencialidade dos dados e informações referente aos Clientes • Assegurar a disponibilidade de soluções que agregue valor aos negócios de seus clientes, investir, permanentemente, na busca de tecnologias adequadas e no aprimoramento das estratégias empresariais.
• Atender aos clientes com rapidez, sigilo, caso necessário, e respeito, explanar sempre a política de venda, a nossa missão e visão, a nossa linha de produtos e orientar sobre as possibilidades de realização de serviços, preços, prazos e suas características, produtos novos, prazo de entrega, com total clareza, presteza e transparência.
• Valorizar as oportunidades de negócios e parcerias construídas com nossos clientes, visar resultados em benefício da sociedade.
• Os clientes identificam, propõem e viabilizam soluções inovadoras e integradas que contribuem para o crescimento social.
• Reclamações, críticas e sugestões formuladas pelos clientes são respondidas com rapidez e precisão, respeitando os seus direitos.
• Informar ao cliente sobre qualquer discordância do seu projeto, que esteja em desacordo em relação às leis atuais, layout, amostra ou qualquer outro processo que a empresa venha a utilizar.
• Valorizar e respeitar o cumprimento dos acordos, aprovação de documentos, contratos, bem como direito dos nossos fornecedores.


5.6 Relação com Concorrentes


A concorrência deve ser pautada na lealdade e no respeito ás regras e critérios de mercado e as diferenças que agreguem valores aos nossos clientes e a sociedade. Os profissionais desta empresa devem respeitar a imagem do concorrente, obtendo e fornecendo informações lícitas e mantendo sigilo necessário.
Os profissionais desta empresa devem tratar o concorrente com o mesmo respeito que a Eco System deve ser tratada.


5.7 Relação com Fornecedores, Parceiros e Outras Instituições


• As relações entre a Eco System, as empresas prestadoras de serviço e outras instituições, devem ser reguladas por meio de pedidos escritos ou contratos oriundos de procedimentos imparciais e transparentes.
• Os colaboradores e parceiros não devem fazer uso de informações privilegiadas, em benefício próprio ou de terceiros.
• Todos devem cumprir e assegurar a Política Anti-suborno e o Termo de Confidencialidade • Os colaboradores e parceiros não devem aceitar vantagens (que não sejam produto da sua remuneração), a título de ajuda financeira, comissão ou doação.
• Os colaboradores e parceiros só devem aceitar brindes de pequenos valores comerciais e que não denotem vínculo obrigatório e comercial com os parceiros e fornecedores. • A avaliação de fornecedores deve ocorrer de forma profissional e condizente com as especificações e análise da Gerência.


5.8 Representação dos Trabalhadores


• Zelar, permanentemente, pela utilização adequada e econômica dos recursos materiais, técnicos e econômicos da empresa.
• Reconhecer a legitimidade e manter diálogo permanente com as instituições representativas dos trabalhadores, legalmente constituídas. Manter o canal de diálogo pautado no respeito mútuo, seriedade, responsabilidade e transparência das relações. • Considerar a negociação como instrumento adequado para buscar a integração e a convergência.
• Cumprir as determinações explicitadas dos instrumentos que regulam a relação da empresa com seus empregados.
• Exercer as suas tarefas com cortesia, lealdade, dedicação, honestidade, espírito de justiça, cooperação, responsabilidade e zelar pela imagem na empresa, sem preconceitos de origem de raça, sexo, cor, idade, condição social ou quaisquer outras formas de discriminação. • Preservar e respeitar a imagem, o patrimônio e os interesses da organização. • Aqueles que trabalham nesta empresa têm o direito de saber como é considerado o seu desempenho, devendo buscar de forma contínua, o aprimoramento e a atualização dos seus conhecimentos profissionais.
• Os profissionais que têm acesso a informações sigilosas e a recursos tecnológicos, a exemplo de Internet, Intranet, Softwares, celulares, notebooks, equipamentos e produtos similares, devem assegurar que tais elementos não sejam manuseadas ou divulgadas de forma inadequadas e sem autorização prévia.
• Os profissionais, prestadores de serviço ou qualquer pessoa não autorizada, não podem retirar qualquer objeto, produto, equipamento, ferramenta, documentos, etc., sem autorização por escrito.
• Abster-se de relacionamentos amoroso dentro da empresa e principalmente com qualquer superior hierárquico.
• Não exercer outra atividade afim, que prejudique a nossa atividade principal e complementar.
• Abster-se de utilizar influência internas ou externas, para a obtenção de vantagens pessoais e funcionais.


6. Penalidades e Condutas Inaceitáveis aos Dirigentes e aos Colaboradores


Penalidades
As penalidades sem prejuízo das eventuais responsabilidades administrativa, civil e penal correspondentes, a serem apuradas em procedimentos próprios, a transgressão de preceito deste código constitui infração ética, passível de aplicação de censura, advertência e penalidades prevista na lei.

Condutas
•Ser conivente ou omisso em relação a erros e infrações a este Código de Ética.
• Não parar o seu processo de trabalho quando verificar que há uma situação de perigo, capaz de acontecer um incidente ou acidente e por detecção de erro em qualquer cadeia do processo.
• Infringir as leis de trânsito.
• Exercer outras atividades profissionais durante o expediente, com ou sem fins lucrativos, ou ainda, independentemente da compatibilidade de horários, exercer atividade que constituam prejuízo, concorrência direta ou indireta. • Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram nas suas relações profissionais. • Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente.
• Pleitear, solicitar ou receber presentes ou vantagens de qualquer espécie, para si ou para terceiros, além da mera insinuação ou provocação para benefício que se dê, em troca de concessões ou privilégios de qualquer natureza.
• Utilizar em benefício próprio ou repassar a terceiros, documentos, trabalhos, metodologias, produtos, ferramentas, serviços, banco de dados e informações de propriedade da empresa ou de seus clientes e fornecedores, salvo por determinação escrita da diretoria.
• Facilitar ações de terceiros que resultem em prejuízo ou dano para a empresa.
• Impedir ou dificultar a apuração de irregularidades cometidas na empresa.
• Manifestar-se em nome da empresa, por qualquer meio de divulgação pública, quando não autorizado ou habilitado para tal. • Fazer uso inadequado e antieconômico dos recursos materiais, técnicos e financeiros da empresa.
• Tentar relacionamento amoroso com colaboradores internos e dos Clientes.


7. Gestão do Código de Éticas


A gestão do Código de Ética é de competência do departamento de Recursos Humanos, que se incumbirá de sua atualização periódica com a qualidade, responsável pela aplicação, disseminação e divulgação. A interpretação e a violação nas normas contidas neste código serão objeto de análise e julgamento por parte do departamento de Recursos Humanos, o superior hierárquico e a Diretoria.
O presente Código de Ética terá vigência a partir da assinatura do colaborador no ato da admissão.